Cursos ASON e ASOM

ASON (Adaptação para 2º oficial de Náutica) e 

ASOM (Adaptação para 2º oficial de Máquinas)

Uma alternativa para quem quer ingressar na Marinha Mercante Brasileira.

 

   

 

A maior parte das mercadorias que se vê nas vitrines das lojas, nas estantes dos supermercados e nas casas já foram transportadas por embarcações, que atualmente é o meio de transporte mais viável ao analisarmos as questões de custo beneficio. Cada navio requer uma tripulação treinada e capacitada para enfrentar diversas situações que podem ocorrer a bordo. Tal tripulação é composta por um pessoal de máquinas, convés e câmara, divididos entre oficiais, sub-oficiais e subalternos.

Os cursos do ASON (Adaptação para 2º oficial de Náutica) e do ASOM (Adaptação para 2º oficial de Máquinas) são uma alternativa para ingressar na Marinha Mercante como 2º oficial tanto de Máquinas quanto de Náutica, para homens e mulheres que já possuem formação superior e têm idade entre 18 e 40 anos.

O curso dura 13 meses (Máquinas) e 22 meses (Náutica), incluindo  o período de estágio embarcado.

Os alunos têm direito a material didático, alimentação, auxílio financeiro mensal, assistência médico-odontológica e alojamento para os que não  residentem no  Rio de Janeiro-RJ  ou  em Belém-PA.

A diferença no tempo de duração do curso do ASON e ASOM comparados com o da EFOMM é menor devido à formação superior que os alunos desses cursos já possuem, logo eles não precisam ter o período de matérias “básicas” estudando direto as matérias especificas.

 

O ingresso pelos Cursos de Adaptação para 2º Oficial de Náutica (ASON) e de Máquinas (ASOM)
Os candidatos com nível superior, que possuírem graduação plena em áreas de interesse para o desempenho da atividade de Marinha Mercante, as quais serão fixadas anualmente em Edital específico, poderão ingressar na Marinha Mercante como 2º Oficial de Náutica ou 2º Oficial de Máquinas, após aprovação, respectivamente, nos Cursos de Adaptação para 2º Oficial de Náutica (ASON) e de Adaptação para 2º Oficial de Máquinas (ASOM), realizados nos Centros de Instrução (CIAGA e CIABA).

Graduação

Náutica — Engenharia;  Astronomia;  Oceanografia;  Meteorologia;  Matemática (bacharelado); Física (bacharelado); Química (bacharelado); Química Industrial; Estatística; Ciências Navais; Ciências Náuticas; Tecnólogo em Operações e Administração. de Sistemas de Navegação Fluvial; Tecnólogo em Construção e Manutenção de Sistema de Navegação Fluvial;  Tecnólogo Naval e Tecnólogo de Construção Naval.

 

Máquinas — Engenharia Naval; Engenharia Mecânica; Engenharia Elétrica (Eletrotécnica ou Eletrônica); Engenharia de Automação;  Engenharia de Produção Industrial;  Engenharia Mecatrônica; Tecnólogo em Mecânica (manutenção e processos industriais);  Tecnólogo em Construção. Naval;  Tecnólogo em Manutenção de Sistemas de Máquinas e Equipamentos  e  Tecnólogo em Construção e Manutenção de Sistemas de Navegação Fluvial.

Processo Seletivo

 As inscrições são abertas anualmente  no CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha – Rio de Janeiro) e  no CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar – Belém).

 Os candidatos têm que ter diploma de graduação em nível superior registrado no Ministério da Educação ou no   Conselho Federal de Educação.

Créditos:  Jornal Pelicano (Alunos da EFOMM)

http://www.projetomemoria.org/2009/05/cursos-ason-e-asom-oferecem-uma-alternativa-para-quem-quer-entrar-na-marinha-mercante/

http://www.projetomemoria.org/2008/12/como-seguir-na-carreira-de-oficial-de-nautica/