MARMERCANTE - Corpo de Fuzileiros Navais - CFN  MARMERCANTE - Corpo de Fuzileiros Navais - CFN 

    OPORTUNAMENTE  MARMERCANTE  POSTARÁ OS CONCURSOS QUE ESTIVEREM COM EDITAIS CONFIRMADOS 

 

     O Corpo de Fuzileiros Navais é uma força integrante da Marinha do Brasil, e a Unidade Militar mais bem equipada das Forças Armadas.

 

     Encontra-se presente em todo o território nacional, tanto no litoral, quanto nas regiões ribeirinhas da Amazônia e do Pantanal, atuando em tempos de paz na segurança das instalações da Marinha e no auxílio a populações carentes através de ações cívico-sociais desenvolvidas regionalmente pelos Distritos Navais. No exterior, zela pela segurança das embaixadas brasileiras na Argélia, Paraguai, Haiti e Bolívia. Participou de todos os conflitos armados da História do Brasil.

 

                                                                                                    MISSÃO

     O CGCFN  tem como propósito dirigir, em âmbito setorial, objetivando a excelência, as atividades relativas à Gestão Estratégica de Recursos Humanos, ao Material de uso exclusivo ou preponderante do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), e buscar a eficácia das atividades de Educação Física e Desportiva na Marinha do Brasil, bem como orientar o Desenvolvimento Doutrinário do CFN, a fim de contribuir para o preparo e emprego de Fuzileiros Navais, com vistas ao cumprimento das tarefas básicas do Poder Naval.

 

                                                                                                         VISÃO

    Até 2030, o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), parcela intrínseca, portanto, indissociável do Poder Naval, consolidar-se-á como a força estratégica por excelência, de caráter expedicionário, de pronto emprego e de projeção de poder. Como integrante do componente anfíbio da Marinha do Brasil, conferirá prontidão operativa e capacidade expedicionária ao Poder Naval ampliando suas possibilidades para atuar, tempestiva e eficazmente, em qualquer região que configure um cenário estratégico de interesse. O CFN será imprescindível para a proteção da Amazônia Azul, pois contribuirá para conferir credibilidade à presença do Poder Naval no Atlântico Sul, seus contornos e ilhas oceânicas.

                                       Valores

 

Honra: 
Bem intangível, que sintetiza os valores mais altos do ser humano, como a ética, a moral e a integridade;


Competência: 
Faculdade para apreciar e resolver qualquer questão. Aptidão, idoneidade;


Determinação: 
Valor intrínseco de cada pessoa, resoluta na busca incessante para alcançar os seus objetivos;


Profissionalismo: 
Capacidade que o militar tem para a realização do seu trabalho de forma competente, com seriedade e responsabilidade.

 

ADSUMUS => É o lema dos Fuzileiros Navais. É um termo de origem latina que significa “Aqui Estamos!”, “estar presente”, “estar junto” e, por extensão, significa um sentimento de permanente prontidão.

 

      BANDA  MARCIAL  DO  CORPO  DE  FUZILEIROS  NAVAIS

                              MARMERCANTE - Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais

     OPORTUNAMENTE  MARMERCANTE  POSTARÁ OS CONCURSOS QUE ESTIVEREM COM EDITAIS CONFIRMADOS 

 Anualmente o Corpo de Fuzileiros Navais - CFN, abrem concuro para vagas  ao  ingresso  a  Banda Marcial. São várias vagas  para AMBOS OS SEXOS e  vários instrumentos inclusive vozes - TENOR  e  SOPRANO.

 

Normalmente as exigências são as que estão descritas abaixo:

 

O concurso de admissão ao C-FSG-MU-CFN será realizado em sete etapas, a saber: Exame de Escolaridade; Prova Prática de Música; Verificação de Dados Biográficos; Inspeção de Saúde; Teste de Suficiência Física; Exame Psicológico e Verificação de Documentos. 1.2 – Os candidatos aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas serão matriculados no C-FSG-MU-CFN e o realizarão na condição de Praça Especial, de acordo com o que preceitua o artigo 16 da Lei 6880/80 (Estatuto dos Militares).

 

Durante o curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, a Praça Especial perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, como ajuda de custo para suas despesas pessoais.– O C-FSG-MU-CFN terá a duração de, aproximadamente, 18 semanas e será conduzido de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura. 

São requisitos para inscrição dos candidatos no concurso e, caso aprovado, para posterior matrícula no C-FSG-MU-CFN:

-Ser brasileiro(a);

-Ser voluntário(a);

-Ter, no mínimo, 18 anos e no máximo 24 anos de idade, referenciados em 1º de janeiro do ano da incorporação;

-Não ser isento do serviço militar (somente para o sexo masculino);

-Pagar a taxa de inscrição, no horário bancário dos diversos estados do país;

-Estar em dia com as obrigações militares (somente sexo masculino) e eleitorais;

-Ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio ou curso equivalente ( 2º Grau ), em estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente.

-Ter altura mínima 1,54m e máxima 2,00m (ambos os sexos);

-Não ter sido considerado incapaz para o serviço militar em qualquer Força Armada ou Auxiliar;

-Estar em condições de saúde para realizar a Inspeção de Saúde e o Teste de Suficiência Física, de acordo com os itens e subitens na época do edital;

-Ter boa conduta social e não possuir antecedentes criminais;

-Ter idoneidade moral e bons antecedentes para integrar o Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (art. 11 da Lei nº 6.880/80 – Estatuto dos Militares);

-Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF

 

Procedimentos para as etapas do concurso:

  • Exame de Escolaridade (eliminatório e classificatório);
  • Prova Prática de Música;
  • Verificação de Dados Biográficos;
  • Inspeção de Saúde;
  • Teste de Suficiência Física;
  • Exame psicológico; e
  • Verificação de documentos.

 

                    LEMBRE-SE => Ser militar é mais que uma profissão, é uma experiência de vida.

                                                                       JOVENS  VENHAM  PARA  MARINHA  DO  BRASIL

 

Banda Sinfônica

Suas apresentações são marcadas por uma mistura equilibrada de músicas populares e eruditas, instrumentais e cantadas. Composta por dois oficiais regentes e 118 militares músicos nas graduações de suboficiais e sargentos, a Banda Sinfônica foi criada na década de 70 e pertence à Companhia de Bandas do Batalhão Naval, situado à Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, Rio de Janeiro.

 

Banda Marcial

Caracteriza-se por formar figuras e fazer evoluções enquanto executa dobrados militares e canções populares adaptadas. Composta por 96 executantes nas graduações de suboficiais, sargentos e cabos, tem como diferencial a presença das gaitas de fole, que contribuem para a sonoridade única das apresentações. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais já se apresentou na Escócia, no Paraguai, em Paris e em Portugal, além de percorrer diversas cidades do Brasil. No Rio de Janeiro, participou das cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, da abertura dos Jogos Pan-Americanos 2007, fez parte nas comemorações dos 25 anos do Programa “Criança Esperança” – Rede Globo; na reinauguração do Estádio do Maracanã; na noite de Vigília da Jornada Mundial da Juventude e na abertura da Arena RJ do “Fifa Fan Fest”.

 

         LEMBRE-SE => Ser militar é mais que uma profissão, é uma experiência de vida.

                                                                            JOVENS  VENHAM  PARA  MARINHA  DO  BRASIL