C I A G A       e        C I A B A

                                                                                  O   C I A G A         

                                                   Centro de Instrução Almirante Graça Aranha

 

 

O CIAGA, organização militar da Marinha do Brasil, tem o propósito de formar, especializar, aperfeiçoar e atualizar o pessoal das categorias profissionais da Marinha Mercante e demais atividades correlatas.

 

CIAGA é a versão contemporânea da Vila do Infante.

É, a um só tempo, fruto e semente, criatura e criador, porque não podemos apagar de nossos rastros os sonhos e as realizações dos cientistas de Sagres.

O CIAGA está preparado para ministrar cerca de 115 cursos entre formação, aperfeiçoamento, atualização e cursos especiais 
para o pessoal das categorias profissionais da Marinha Mercante Brasileira e de países amigos.

A beleza arquitetônica de suas formas, uma conjugação harmoniosa do verde com o concreto, dos jardins com o mar, a sofisticação de seus laboratórios, o alto nível do corpo docente, a funcionalidade de seus serviços, tudo compõe um quadro modelar, que encanta os visitantes e estimula os que vivem e trabalham no CIAGA pela grandeza da Instituição.

Constituímos um traço de união com a velha Escola e somos, hoje, a nova Sagres do Atlântico Sul, de um Brasil ainda jovem, em busca do seu destino e vocação.

 

Tanto no CIAGA quanto no CIABA, formação do oficial da EFOMM se dá em 3 anos de curso e 1 ano de estágio embarcado.

 

Em situação de mobilização, conflito, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, cabem ao CIAGA as tarefas que lhe forem atribuídas pelas Normas e Diretrizes referentes à Mobilização Marítima e as emanadas do Diretor de Portos e Costas.

 

CIAGA -  Centro de Instrução Almirante Graça Aranha
Av. Brasil, 9020

Bairro Olaria

 Rio de Janeiro - RJ

CEP 21030-001

Tel: 3505-3100 / Fax: 3505-3113

 

 

Caso deseje fazer algum comentário, solicitar esclarecimento adicional ou encaminhar sugestões e/ou críticas, utilize os endereços de email abaixo e logo entraremos em contato.

 

 Informações sobre cursos/inscrição: ciaga.cursos@marinha.mil.br

 

 Concursos ASON/ASOM (náutica e máquinas): ciaga.asom@marinha.mil.br

 

 Concurso da EFOMM: ciaga.efomm@marinha.mil.br

 

 Ensino à Distância: andre.mourilhe@marinha.mil.br

 

 Geral: ciaga.secom@marinha.mil.br


Dúvidas sobre cursos e inscrições: 
Telefax - (21) 3505-3128 // (21) 3505-3183 

 

 

Fontes:

https://www.mar.mil.br/ciaba/missao.htm - http://www.mar.mil.br/ciaga/ciaga/missao.htm - http://jornalcanal16.com.br/site/pt/pt/o-que-e-efomm/

https://www.mar.mil.br/ciaba/index.htm 

Fotos: https://www.mar.mil.br/ciaba/fotos.htm

 

                                                                                            O    C I A B A 

                                                    Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar

 

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) é bem antigo. Sua história ultrapassa a casa dos cem anos. Remonta ao Curso de Maquinista e ao Curso de Náutica, que foram criados em 1892, pelo Presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, por meio dos Decretos 101 e 102 de outubro daquele ano, sendo o Ministro da Marinha á época, o Almirante Custódio de Mello.

 

O CIABA tem por missão formar, aperfeiçoar, atualizar e adestrar o pessoal das categorias profissionais da Marinha Mercante e demais atividades correlatas. Para a consecução de seu propósito, cabem ao CIABA as seguintes tarefas.

 

a) Ministrar os cursos necessários à formação e ao preparo do Pessoal da Marinha Mercante e atividades correlatas;

 

b) Prover a instrução militar necessária à capacitação para o exercício de funções gerais básicas de caráter militar, em especial aquelas julgadas essenciais à formação de Oficiais da Reserva da Marinha.

 

Em situação de mobilização, de guerra, de estado de defesa, de estado de sítio e em regimes especiais, cabem ao CIABA as tarefas concernentes à Mobilização e à Desmobilização que lhe forem atribuídas pelas Normas e Diretrizes referentes à Mobilização Marítima e as emanadas pelo Comando do 4º Distrito Naval.

 

 

Tanto no CIAGA quanto no CIABA, formação do oficial da EFOMM se dá em 3 anos de curso e 1 ano de estágio embarcado. Porém, para ingressar em uma das Escolas, todos os inscritos/concursandos devem passar pelo período de: Provas de Conhecimento, Exames de Saúde, Testes de Suficiência Física e Adaptação. A prova consiste de 4 disciplinas (Português, Inglês, Física e Matemática) e 1 redação, na qual os alunos que forem aprovados, serão chamados para as etapas seguintes. No primeiro ano, todos os alunos têm aulas iguais de matérias básicas que qualquer pessoa a bordo de um navio deve conhecer, como: Arquitetura Naval, Combate a Incêndio, etc. Ao final do primeiro ano, é dada ao aluno a opção de escolha do seu curso de especialização, sendo as opções  os cursos de Máquinas e Náutica.

 

CIABA  

Rodovia Arthur Bernardes nº 245,

Pratinha 

Belém -PA  

Cep: 66816-900

Tel: (91) 3216-7004
 

Fale conosco

Caso deseje fazer algum comentário, solicitar esclarecimento adicional ou encaminhar sugestões e/ou críticas, utilize os endereços abaixo e logo entraremos em contato.

 

Telefones para contato:

 

- Assessoria de Comunicação Social(91)3216-7070 (ciaba.acs@marinha.mil.br)

Departamento de Cursos: (91)3216-7025 (ciaba.cursos@marinha.mil.br)

Seção de Inscrição(91) 3216-7029 (ciaba.inscricao@marinha.mil.br)

Divisão de Registro e Certificação Escolar(91)3216-7120/7121 (ciaba.certificacao@marinha.mil.br)

Ensino a Distância: (91) 3216-7023 (ciaba.ead@marinha.mil.br)

Assessoria de Estágios: (91)3216-7022 (ciaba.estagios@marinha.mil.br)

Secretaria(91)3216-7060 (ciaba.secom@marinha.mil.br)

 

 

 

Fontes:

https://www.mar.mil.br/ciaba/missao.htm - http://www.mar.mil.br/ciaga/ciaga/missao.htm - http://jornalcanal16.com.br/site/pt/pt/o-que-e-efomm/

https://www.mar.mil.br/ciaba/index.htm 

Fotos: https://www.mar.mil.br/ciaba/fotos.htm