SERVIÇO MILITAR VOLUNTÁRIO (SMV) Oficiais - 2018  => AQUI <=

Um marinheiro é, em sentido lato, uma pessoa que opera embarcações, efetivamente se agrega na manutenção ou serviço. O termo aplica-se aos profissionais das marinhas de comércio e pesca, aos militares das  marinhas de guerra. É o termo comumente usado aos profissionais da Marinha Mercante.

 

No BRASIL, todos os profissionais da Marinha Mercante são altamente formados e treinados para os afazeres das fainas (serviços) e da vida de bordo. Os MARÍTIMOS brasileiro recebem aulas, treinamentos diversos com os melhores professores e instrutores e com a mais alta tecnologia das américas.

 

No Brasil, todo os profissionais da marinha mercante são globalmente designados como "aquaviários", os quais se dividem vários grupos, entre os quais o dos "1º Grupo-Marítimos", o dos "2º Grupo-Fluviários", o dos "3º Grupo-Pescadores", o dos "4º Grupo-Mergulhadores", o dos "5º Grupo-Práticos" e o dos "6º Grupo-Agente de Docagem e Manobras".

 

Existem várias especializações e categorias dentro da profissão do MARÍTIMO.

 

A certificação (STCW) de todos os cursos e treinamentos especializados e/ou ostensivos são do mais puro conhecimento sobre as matérias aplicadas aos mesmos, e, fielmente obedece a regras estabelecidas internacionalmente através da International Maritime Organization -  IMO.

 

Esses CERTIFICADOS são conhecidos por STCW ((Standards of Training, Cerification & Watchkeeping), que é o nome da convenção da IMO.

 

A OMI (IMO em inglês) é a agência especializada das Nações Unidas- ONU, responsável pela segurança pessoal em lagos, rios e mares, pela segurança do transporte marítimo e pela prevenção da poluição marinha pelos navios. 

 

Treinar e qualificar os tripulantes Aquaviários (MARÍTIMOS) para as diversas tarefas (fainas) a bordo de navios mercantes, dando-lhes conhecimentos básicos ostensivos, de adaptação, aperfeiçoamento, extensivos e/ou especiais, sobre técnicas de navegação, manutenção de motores e máquinas, bem como medidas de segurança a bordo e de respeito ao meio ambiente. Tudo de acordo com os fundamentos de segurança marítima estabelecidos pela STCW. Essa é a missão da Marinha do Brasil – MB, através da Diretoria de Portos e Costas-DPC.

 

Na Marinha Mercante as várias especializações agrupam-se em várias carreiras, das quais as principais são a de convés, a de máquinas, a da câmara, e a de saúde.

 

Dentro de cada uma das carreiras profissionais, os marítimos agrupam-se em três escalões: o de oficiais, o de mestrança e o de marinhagem. Cada escalão inclui várias categorias, a cada uma das quais corresponde um determinado nível de experiência ou de formação.

 

Agradecimentos na complementação do texto:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marinheiro