Curso de Formação de Aquaviários – ( CFAQ-I-C/M N1 )

            Marinheiro Auxiliar de Convés  ( MAC )   e   de   Máquinas  ( MAM )

 

INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E/OU PRIVADAS QUE ESTÃO CREDENCIADAS PELA DPC A MINISTRAR OS CURSOS DO ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO - EPM ==>> AQUI <<== 

 

PROPÓSITO 

 

Este curso se destina a formar Aquaviários do 1º Grupo – Marítimos, Seções de Convés ou de Máquinas, com inscrição na categoria de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) ou Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM) para atuar no nível de equivalência 1, prestando serviço de apoio em embarcações com arqueação bruta menor do que 300 e potência propulsora menor do que 250 kW empregadas na navegação interior e na navegação de apoio portuário, conforme limites estabelecidos nas Normas e Procedimentos para as Capitanias (NPCP), inclusive, como profissional, em embarcações de esporte e recreio.

 

Após um ano de efetivo embarque e uma vez aprovado no curso especial de segurança de embarcações de passageiros (ESEP) poderá ascender ao nível de equivalência 2.

 

Observações

1) A realização deste curso não habilita o aquaviário para posterior ascensão ao nível de equivalência 3. Para a devida ascensão, o candidato deverá concluir, com aproveitamento, cursos específicos.

 

2) Os níveis de equivalência referem-se à hierarquia existente em cada Grupo, conforme estabelecido nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviário (NORMAM-13/DPC). 2 

 

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

 

 

-Ser brasileiro (a) nato ou naturalizado (a);

- Ter no mínimo de 18 (dezoito) anos de idade até o dia da inscrição;

- Possuir escolaridade mínima do 6º ano do Ensino Fundamental;

- Apresentar identidade, CPF e comprovante de residência; e

- Estar em dia com as obrigações civis e militares.

 

3 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

 

- Identidade (original e cópia);

- Título de eleitor (original e cópia);

- CPF (original e cópia);

- Apresentar Original do recibo de pagamento da Taxa de Inscrição; 

- Uma foto 3x4;

- Certificado de escolaridade mínima do 6º ano do Ensino Fundamental (original e cópia);

- Comprovante de residência (água, luz ou telefone fixo), em nome do candidato, caso não o possua, acompanha declaração do titular da conta com firma reconhecida em cartório (original e cópia);

- Procuração com poderes explícitos para inscrição no curso desejado, com firmas reconhecidas em cartório (quando aplicável).

- Caderneta de Inscrição e Registro - CIR (para aqueles que já são aquaviários);

- Caderneta Registro (CR) para os inativos da Marinha do Brasil (MB); e

- Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), emitido por médico do trabalho, há pelo menos um (1) ano, que comprove bom estado mental e físico e, explicitamente, as condições visuais e auditivas;

 

4 - SELEÇÃO

 

Será realizado em duas etapas distintas, a seguir:

 

a) 1ª etapa: Os candidatos inscritos serão submetidos a uma prova escrita classificatórios em nível do 6º ano do Ensino Fundamental, sobre conhecimentos de Português e de Matemática.

 

O conteúdo programático detalhado do exame de seleção encontra-se em anexo a estas instruções e poderá ser fornecido aos candidatos no ato da inscrição. Serão selecionados nessa etapa os candidatos classificados em ordem decrescente, de acordo com a média obtida, dentro do número de vagas oferecidas. Será considerado aprovado nessa etapa o candidato que obtiver nota mínima 5 (cinco) em cada uma das disciplinas constantes das provas escritas.

 

b) 2ª etapa: Os candidatos aprovados na 1ª etapa serão submetidos a um teste de suficiência física, composto de:

 

I) prova de natação, na distância de 25 metros, sem limite de tempo; e

 

II) prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de 10 (dez) minutos.

 

Observações:

 

1) Os candidatos oriundos da MB não realizarão a primeira etapa do exame de seleção;

 

2) Para serem submetidos ao teste de suficiência física, os candidatos apresentarão Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que indique, explicitamente que atende aos padrões de aptidão e habilidades físicas, mentais, explicitamente condições auditivas e visuais, para o exercício profissional como aquaviário.

 

3) Realizarão o teste de suficiência física o(a)s candidato(a)s melhores classificado(a)s na prova escrita, em número igual ao dobro do número de vagas oferecidas, sendo os primeiros na condição de titulares das vagas e os demais como reservas, sempre obedecendo à ordem de classificação.

 

4) Ficarão desclassificados do processo de seleção os candidatos que não obtiverem aprovação nos índices do teste de suficiência física.

 

DA MATRÍCULA

 

-As vagas serão preenchidas pelos candidatos aprovados nas etapas 1ª e 2ª etapas do Exame de Seleção, e serão classificados na ordem decrescente da soma dos pontos obtidos nas provas escritas de Português e Matemática.

 

Deverão ser destinadas até 10% do total de vagas para os candidatos oriundos da MB, do Corpo de Praças da Armada, do Corpo Auxiliar de Praças e Marinheiro Recruta, exceto os excluídos a bem da disciplina. Estes candidatos serão classificados pela ordem decrescente considerando-se o Tempo de Embarque durante o Serviço Ativo na MB.

 

Observação:

 

Em caso de empate, o preenchimento das vagas será feito pelo candidato de maior idade.

 

6 – FACILIDADES OFERECIDAS AO ALUNO

 

a) Material de ensino, por empréstimo; e

 

b) Merenda escolar. Alojamento quando disponível na OE.

 

 7 - CERTIFICAÇÃO

 

Sendo aprovado, o aluno receberá um certificado de conclusão de curso (DPC- 1000 ou equivalente) e uma Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), na categoria de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) ou Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM), conforme sua opção.

 

8- DISCIPLINAS E CARGAS HORÁRIAS

 

I- Navegação, Manobra de Embarcações e Comunicações..........................20

 

II- Construção Naval, Estabilidade e Manuseio de Cargas ..........................16

 

III- Segurança e Responsabilidades ….....................................................32

 

IV- Motores, Máquinas Auxiliares e Eletrotécnica ......................................16

 

9 – DISPOSIÇÕES GERAIS

 

-É de inteira responsabilidade de o candidato acompanhar continuamente a publicação de atos, notícias, comunicações e instruções referentes ao Processo Seletivo, assim como se manter informado das datas, horários e locais de realização das provas, resultados, matrícula e início de curso.

 

-O candidato tem que comparecer em todas as etapas com a antecedência necessária, observando sempre os horários marcados, portando seu documento de identidade e demais documentos que forem solicitados em cada etapa.

 

-Será eliminado o candidato que deixar de comparecer, nos dias, locais e horários determinados em qualquer etapa e eventos do processo, sendo considerado como “desistente” ou ainda descumprir estas instruções.

 

-A falta ou não apresentação de um dos documentos necessários, em qualquer uma das etapas do processo seletivo, acarretará na eliminação sumária do candidato no processo seletivo.

 

-Não haverá, em hipótese alguma, 2ª chamada nas etapas do processo seletivo.