CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA AQUAVIÁRIOS MÓDULO ESPECÍFICO

                                                       PARA FLUVIÁRIOS-(APAQ-II C)  

 

                                                         MESTRE  FLUVIAL - MFL

 

INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E/OU PRIVADAS QUE ESTÃO CREDENCIADAS PELA DPC A MINISTRAR OS CURSOS DO ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO - EPM ==>> AQUI <<== 

 

Propósito

 

Destina-se a aperfeiçoar o Aquaviário para as funções inerentes à categoria de Mestre Fluvial (MFL).

Este curso é constituído por duas fases distintas:

 

a primeira, por meio da Educação à Distância (EAD) e

a segunda presencial, em um dos Centros de Instrução (CIAGA ou CIABA) e somente será realizada pelo aluno, após sua aprovação na primeira fase.

 

2.2 Local de realização a) Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) - Av. Brasil, 9.020 - Olaria - 21.030-001 - Rio de Janeiro - RJ - E-mail: secom@ciaga.mar.mil.br;

 

b) Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) - Rod. Arthur Bernardes, s/nº- Pratinha - 66.825-010 - Belém - PA - E-mail: secom@ciaba.mar.mil.br; e

 

c) Órgãos de Execução (OE) autorizados.

 

Condições para inscrição

 

a) Ser Contramestre Fluvial (CMF) com mais de dois anos de embarque;

 

e b) ser inativo da MB (SO ou SG) do Quadro de Praças da Armada e do Corpo Auxiliar de Praças, com 1 (um) ano de embarque na Marinha do Brasil (MB), exceto os excluídos a bem da disciplina.

 

Observações:

 

1) Os níveis de equivalência referem-se à hierarquia existente em cada Grupo, conforme estabelecido nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-13/DPC).

 

2) No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar comprovante de conclusão do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental.

 

3) Deverá, ainda, apresentar Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que comprove bom estado de saúde física e mental, inclusive boas condições auditivas e visuais. O atestado deverá estar dentro do prazo de validade.

 

4) Para efetuar a inscrição o candidato deverá dirigir-se ao órgão de inscrição (CIAGA, CIABA, Capitanias e/ou Delegacias das Capitanias dos Portos).

 

Exame de seleção Não haverá.

 

Matrícula

 

Serão matriculados todos os candidatos que preencham os requisitos estabelecidos para inscrição no curso, de acordo com as vagas disponíveis.

 

Divulgação dos resultados

 

O resultado será divulgado no site, na Internet, e/ou em quadro de avisos do Órgão de Execução (OE) e/ou Centro de Instrução (CI), onde a inscrição for realizada. 

 

Facilidades oferecidas aos alunos:

 

a) Complemento alimentar do EPM, na fase presencial; e

 

b) alojamento para aqueles residentes fora da cidade de realização do curso, na fase presencial, quando disponível no OE.

 

Disciplinas e cargas horárias:

 

*** 1ª Fase: Educação à Distância Unidade de Estudo Autônomo (UEA)

 

DISCIPLINAS DIAS

 

- NAVEGAÇÃO, COMUNICAÇÕES E METEOROLOGIA..... 90

II - MANOBRA DE EMBARCAÇÕES..... 90

III – ESTABILIDADE..... 60

IV - TÉCNICAS DE ESTIVAGEM..... 30

V - LEGISLAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL..... 60

VI - COMANDO E LIDERANÇA..... 30

 

*** 2ª Fase: Ensino Presencial

 

DISCIPLINAS H/A ( HORAS AULA )

 

I - CURSO ESPECIAL PRÁTICO DE OPERADOR RADAR (EPOR).....64

 

II - CURSO ESPECIAL DE RADIOPERADOR RESTRITO (EROR).....32

 

TEMPO DE ESTUDO RECOMENDÁVEL NA 1ª FASE (À DISTÂNCIA): 16 MESES

 

DURAÇÃO MÁXIMA DA 2ª FASE (PRESENCIAL): 4 SEMANAS

 

TEMPO MÁXIMO PERMITIDO PARA CONCLUSÃO DO CURSO: 24 MESES

 

Observações:

 

1) Caberá ao Órgão Aplicador (OAP) inscrever e matricular o aluno, distribuir o material didático, orientar o seu desenvolvimento, controlar o seu desempenho e aplicar as provas referentes às UEA.

 

2) Concluída a primeira fase do curso, o aluno aprovado deverá procurar o OAP de origem para ser inscrito na 2ª fase, cuja conclusão, com aproveitamento, lhe proporcionará o recebimento da certificação.

 

3) As inscrições para a fase presencial de alunos oriundos de Capitanias ou Delegacias poderão ser realizadas através das mesmas, por mensagem, aos CI (CIABA - Regiões Norte e Nordeste; e CIAGA - Regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste).

 

Caso o aluno esteja impossibilitado de comparecer ao OAP poderá, ainda, solicitar a uma Capitania ou Delegacia, a qual deverá tomar as providências cabíveis, junto ao órgão responsável, a fim de efetuar a inscrição.  

 

Certificação:

 

Sendo aprovado no curso, o aluno receberá:

a) do OE ou da Instituição de Ensino, que ministrou o curso, o Certificado de Conclusão de Curso (DPC-1000) ou equivalente.

 

b) do OE, o Certificado de Proficiência (DPC-1034), atestando estar devidamente qualificado com as competências definidas na NORMAM-13/DPC.