NAVEGAÇÃO  OFFSHORE

Conheça o apoio marítimo

Em um país que se destaca como uma das principais fontes de exploração offshore de petróleo, nossa Marinha Mercante atende as variadas e complexas necessidades das plataformas de petróleo instaladas em território nacional. Dessa forma, muitos de nós, mercantes e futuros mercantes, almejam trabalhar e se dedicar a essas embarcações de apoio marítimo imprescindíveis a nossa sociedade, economia e desenvolvimento.

 

A navegação de apoio offshore fornece o apoio logístico às unidades de exploração e produção de petróleo (plataformas fixas , móveis e navios plataformas ).  Esse apoio logístico é feito, também, pelo ar, por helicópteros, para transportar pessoas ou pequenas cargas. No entanto, é pelo mar, por rebocadores de última geração, que se concentra sua parte principal, levando às unidades de exploração e produção os insumos necessários à operação destas.

Entre os serviços prestados pelas embarcações de apoio offshore, pode-se citar os de montagem e lançamento de equipamentos e tubulações, suprimento e apoio logístico diverso, manuseio de âncoras, tubulações e cabos variados, apoio a serviços de manutenção em plataformas e estruturas submersas (mergulhadores profissionais ), combate a incêndios e outros.

 

De início, as embarcações de apoio offshore eram unidades relativamente simples, mas, com o passar do tempo, essas embarcações foram se tornando mais potentes e mais sofisticadas. Conseqüentemente, no âmbito econômico, o seu preço médio subiu e, atualmente, podem custar mais de US$ 100 milhões.

 

Texto em agradecimento ao Jornal Pelicano 

Stephanye

Aluna do Segundo Ano de Naútica da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante - EFOMM

http://www.jornalpelicano.com.br/2015/03/embarcacoes-de-apoio-maritimo-offshore-conheca-um-pouco-desse-universo/        

10 de março de 2015