O  P R E P O M

Programa de Ensino Profissional Marítimo

 

O PREPOM é elaborado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e tem como propósito, dar conhecimento aos Órgãos integrantes do Sistema de Ensino Profissional Marítimo (SEPM) e a comunidade marítima em geral de todos os cursos aprovados, para um determinado ano, bem como o local de realização.

Na descrição de cada curso existe a condição para inscrição, exame de seleção, matrícula, facilidades oferecidas ao aluno, disciplinas e carga horária, programação do curso com local de realização, período de inscrição, início e término do curso, número de vagas e certificação.

 

O PREPOM é editado anualmente, nas seguintes seções :

 

a) PREPOM AQUAVIÁRIOS (marítimos, fluviários, pescadores e mergulhadores);

b) PREPOM PORTUÁRIOS (trabalhadores portuários avulsos);

c) PREPOM - ATIVIDADES CORRELATAS (empregados de agências e de empresas de navegação, de operadoras portuárias, do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), de sindicatos de trabalhadores portuários avulsos e da administração portuária).

 

A 1ª e 2ª seção do PREPOM são elaboradas pela Superintendência de Ensino Profissional Marítimo da DPC e a última pela Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), após a coleta de informação das necessidades de cursos junto as comunidades beneficiárias do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDEPM), os Órgãos de Execução (OE) (CIABA, CIAGA, Capitanias, Delegacias e Agências) e OGMO respectivamente.

Por se tratar de um documento de caráter dinâmico a DPC mantém uma versão atualizada do PREPOM na INTERNET no endereço http://www.dpc.mar.mil.br.

CURSOS DO PREPOM

a) Formação - preparar pessoal para o desempenho de cargos e o exercício de funções e ocupações peculiares às categorias iniciais dos aquaviários, portuários e atividades correlatas;

b) Aperfeiçoamento - ampliar os conhecimentos necessários ao desempenho dos cargos e ao exercício das funções e ocupações peculiares às categorias intermediárias ou superiores dos aquaviários, portuários e atividades correlatas;

c) Adaptação - proporcionar conhecimentos ao portador de titulo profissional obtido em entidade estranha ao SEPM, visando complementar a sua formação para ingresso na profissão marítima;

d) Readaptação - readaptar os aquaviários de uma para outra categoria profissional, no interesse da Marinha Mercante;

e) Atualização - proporcionar conhecimento, visando adequar o profissional às exigências do avanço tecnológico;

f) Especial - preparar os aquaviários, portuários e pessoal de atividades correlatas para aa tarefas que exijam qualificações especiais, não conferidas por cursos de outras modalidades;

g) Expedito - suplementar habilitação técnico-profissional dos aquaviários e portuários conforme a necessidade do serviço;

h) Avançado - preparar os aquaviários e portuários para o exercício de cargos e funções na administração e gerência técnica de órgãos governamentais e empresas privadas vinculadas ao transporte marítimo.

 

Para tal avanço, torna-se primordial atentar para a formação, aperfeiçoamento e atualização de todo pessoal aquaviário que compõe as tripulações dos navios mercantes, barcos pesqueiros e embarcações que operam nos rios e águas interiores. 

Assim, a Diretoria de Portos e Costas - DPC - vem concentrando esforços para suprir a instrução e atender ao maior número possível de cursos, e o resultado é o Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM).

 

Na constante busca pela qualidade do Ensino Profissional Marítimo (EPM), foi assinado Convênio com o Sistema FIRJAN / SENAI-RJ, para implantar o Sistema de Gestão da Qualidade para o Ensino Profissional Marítimo, o que implicará em processos para uma melhoria contínua de seus serviços de forma a assegurar a satisfação de seu cliente “ A Comunidade Marítima”. Com isso, o Ensino Profissional Marítimo busca obter a certificação ISO 9001-2000 para seus cursos e processos ligados ao ensino, com reconhecimento nacional e internacional.

 

Visando promover a modernização do sistema do Ensino Profissional, colocando-o no padrão das Marinhas Mercantes internacionais, bem como de oferecer facilidades adicionais para o pessoal embarcado, estão sendo implantados cursos à distância com o emprego da Internet.

O
CIAGA   e  CIABA  vem envidando todos os esforços no sentido de promover a melhor formação possível para as tripulações de todos os tipos de navios e embarcações que operam na Marinha Mercante Brasileira. 
 

Nosso objetivo final é preparar aquaviários de melhor qualidade e em maior número para embarque nos navios e embarcações da Marinha Mercante Brasileira, contribuindo ainda mais para o fortalecimento desse importante segmento do Poder Marítimo.

PREPOM  PARA  AQUAVIÁRIOS  2018

=> AQUI <=

Fontes: Créditos  CIAGA e CIABA

https://www.mar.mil.br/ciaga/cursos/inicio.htm

https://www.dpc.mar.mil.br/sites/default/files/sepm/aquaviarios/prepom/aquaviarios2017.pdf

https://www.mar.mil.br/ciaba/prepom.htm