O  P R E P O M

Programa de Ensino Profissional Marítimo

 

O PREPOM é elaborado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e tem como propósito, dar conhecimento aos Órgãos integrantes do Sistema de Ensino Profissional Marítimo (SEPM) e a comunidade marítima em geral de todos os cursos aprovados, para um determinado ano, bem como o local de realização.

Na descrição de cada curso existe a condição para inscrição, exame de seleção, matrícula, facilidades oferecidas ao aluno, disciplinas e carga horária, programação do curso com local de realização, período de inscrição, início e término do curso, número de vagas e certificação.

 

O PREPOM é editado anualmente, nas seguintes seções :

 

a) PREPOM AQUAVIÁRIOS (marítimos, fluviários, pescadores e mergulhadores);

b) PREPOM PORTUÁRIOS (trabalhadores portuários avulsos);

c) PREPOM - ATIVIDADES CORRELATAS (empregados de agências e de empresas de navegação, de operadoras portuárias, do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), de sindicatos de trabalhadores portuários avulsos e da administração portuária).

 

A 1ª e 2ª seção do PREPOM são elaboradas pela Superintendência de Ensino Profissional Marítimo da DPC e a última pela Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), após a coleta de informação das necessidades de cursos junto as comunidades beneficiárias do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDEPM), os Órgãos de Execução (OE) (CIABA, CIAGA, Capitanias, Delegacias e Agências) e OGMO respectivamente.

Por se tratar de um documento de caráter dinâmico a DPC mantém uma versão atualizada do PREPOM na INTERNET no endereço http://www.dpc.mar.mil.br.

CURSOS DO PREPOM

a) Formação - preparar pessoal para o desempenho de cargos e o exercício de funções e ocupações peculiares às categorias iniciais dos aquaviários, portuários e atividades correlatas;

b) Aperfeiçoamento - ampliar os conhecimentos necessários ao desempenho dos cargos e ao exercício das funções e ocupações peculiares às categorias intermediárias ou superiores dos aquaviários, portuários e atividades correlatas;

c) Adaptação - proporcionar conhecimentos ao portador de titulo profissional obtido em entidade estranha ao SEPM, visando complementar a sua formação para ingresso na profissão marítima;

d) Readaptação - readaptar os aquaviários de uma para outra categoria profissional, no interesse da Marinha Mercante;

e) Atualização - proporcionar conhecimento, visando adequar o profissional às exigências do avanço tecnológico;

f) Especial - preparar os aquaviários, portuários e pessoal de atividades correlatas para aa tarefas que exijam qualificações especiais, não conferidas por cursos de outras modalidades;

g) Expedito - suplementar habilitação técnico-profissional dos aquaviários e portuários conforme a necessidade do serviço;

h) Avançado - preparar os aquaviários e portuários para o exercício de cargos e funções na administração e gerência técnica de órgãos governamentais e empresas privadas vinculadas ao transporte marítimo.

 

Para tal avanço, torna-se primordial atentar para a formação, aperfeiçoamento e atualização de todo pessoal aquaviário que compõe as tripulações dos navios mercantes, barcos pesqueiros e embarcações que operam nos rios e águas interiores. 

Assim, a Diretoria de Portos e Costas - DPC - vem concentrando esforços para suprir a instrução e atender ao maior número possível de cursos, e o resultado é o Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM).

 

Na constante busca pela qualidade do Ensino Profissional Marítimo (EPM), foi assinado Convênio com o Sistema FIRJAN / SENAI-RJ, para implantar o Sistema de Gestão da Qualidade para o Ensino Profissional Marítimo, o que implicará em processos para uma melhoria contínua de seus serviços de forma a assegurar a satisfação de seu cliente “ A Comunidade Marítima”. Com isso, o Ensino Profissional Marítimo busca obter a certificação ISO 9001-2000 para seus cursos e processos ligados ao ensino, com reconhecimento nacional e internacional.

 

Visando promover a modernização do sistema do Ensino Profissional, colocando-o no padrão das Marinhas Mercantes internacionais, bem como de oferecer facilidades adicionais para o pessoal embarcado, estão sendo implantados cursos à distância com o emprego da Internet.

O
CIAGA   e  CIABA  vem envidando todos os esforços no sentido de promover a melhor formação possível para as tripulações de todos os tipos de navios e embarcações que operam na Marinha Mercante Brasileira. 
 

Nosso objetivo final é preparar aquaviários de melhor qualidade e em maior número para embarque nos navios e embarcações da Marinha Mercante Brasileira, contribuindo ainda mais para o fortalecimento desse importante segmento do Poder Marítimo.

PREPOM  PARA  AQUAVIÁRIOS  2018

=> AQUI <=

Cursos do PREPOM no CIAGA

= Formação

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE (FONT - FOMQ)

 

= Aperfeiçoamento

 

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA OFICIAL DE NÁUTICA (APNT)

 

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA OFICIAL DE MÁQUINAS (APMA)

 

= Atualização

 

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE NÁUTICA PARA OFICIAIS (ATNO)

 

CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PRÁTICOS (ATPR)

 

= Especiais

 

ACESSO A 2º OFICIAL DE MÁQUINAS (ACOM-B)

 

BÁSICO DE AUTOMAÇÃO (CEBA Semipresencial)

 

BÁSICO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PROTEÇÃO DE NAVIO (EBCP)

 

BÁSICO DE NAVIOS-TANQUE PARA GÁS LIQUEFEITO (EBGL)

 

BÁSICO DE NAVIOS-TANQUE PETROLEIRO E PARA PRODUTOS QUÍMICOS (EBPQ)

 

COMBATE A INCÊNDIO AVANÇADO (ECIA)

 

CUIDADOS MÉDICOS (ESCM)

 

EMBARCAÇÃO RÁPIDA DE RESGATE (EERR)

 

EMBARCAÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA E SALVAMENTO (EESS)

 

GERÊNCIA DE PASSADIÇO PARA OFICIAIS (EGPO)

 

GERENCIAMENTO DE RECURSOS DE PRAÇA DE MÁQUINAS (EGPM)

 

INQUÉRITO ADMINISTRATIVO SOBRE ACIDENTES E FATOS DA NAEGAÇÃO (EIAFAN ON LINE)

 

MARPOL 73/78 - ANEXO I (EPOL I)

 

MARPOL 73/78 - ANEXO II (EPOL II)

 

NAVEGAÇÃO ELETRÔNICA PARA MESTRES DE CABOTAGEM E CONTRAMESTRES (ENET)

 

OFICIAL DE PROTEÇÃO DO NAVIO (EOPN)

 

OPERAÇÃO DE SISTEMAS MARÍTIMOS DE ALTA TENSÃO (ESAT)

 

OPERAÇÕES COM CARGAS PERIGOSAS NO TRABALHO AQUAVIÁRIO (EOCA)

 

OPERADOR ARPA (EARP)

 

OPERADOR ECDIS (EPOE)

 

PRIMEIROS SOCORROS MÉDICOS (EPSM)

 

PRÁTICO DE OPERADOR RADAR (EPOR)

 

QUALIFICAÇÃO DE DOCENTES (CEQD ON LINE)

 

RADIOPERADOR GERAL (EROG)

 

RADIOPERADOR RESTRITO(EROR)

 

SEGURANÇA EM OPERAÇÕES DE CARGA EM NAVIOS PETROLEIROS (ESOP ON LINE)

 

SEGURANÇA EM OPERAÇÕES DE CARGA EM NAVIOS-TANQUE PARA GÁS LIQUEFEITO (ESOG ON LINE)

 

SEGURANÇA EM OPERAÇÕES DE CARGA EM NAVIOS-TANQUE PARA PRODUTOS QUÍMICOS (ESOQ ON LINE)

 

= Expedito

 

CURSO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO EXTERNO (ATPE ON-LINE)

 

Fontes: Créditos  CIAGA e CIABA

https://www.mar.mil.br/ciaga/cursos/inicio.htm

https://www.dpc.mar.mil.br/sites/default/files/sepm/aquaviarios/prepom/aquaviarios2017.pdf

https://www.mar.mil.br/ciaba/prepom.htm