P R E P O M

                                              Programa do Ensino Profissional Marítimo

 

 

Em uma nação como o Brasil, de dimensões continentais, com extenso litoral e com mais de noventa por cento do volume do comércio exterior processado por via marítima, a Marinha Mercante Nacional é de suma importância para seu desenvolvimento.
 

Para tal avanço, torna-se primordial atentar para a formação, aperfeiçoamento e atualização de todo pessoal aquaviário que compõe as tripulações dos navios mercantes, barcos pesqueiros e embarcações que operam nos rios e águas interiores. 

Assim, a Diretoria de Portos e Costas - DPC - vem concentrando esforços para suprir a instrução e atender ao maior número possível de cursos, e o resultado é o Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM).

 

Na constante busca pela qualidade do Ensino Profissional Marítimo (EPM), foi assinado Convênio com o Sistema FIRJAN / SENAI-RJ, para implantar o Sistema de Gestão da Qualidade para o Ensino Profissional Marítimo, o que implicará em processos para uma melhoria contínua de seus serviços de forma a assegurar a satisfação de seu cliente “ A Comunidade Marítima”. Com isso, o Ensino Profissional Marítimo busca obter a certificação ISO 9001-2000 para seus cursos e processos ligados ao ensino, com reconhecimento nacional e internacional.

 

Visando promover a modernização do sistema do Ensino Profissional, colocando-o no padrão das Marinhas Mercantes internacionais, bem como de oferecer facilidades adicionais para o pessoal embarcado, estão sendo implantados cursos à distância com o emprego da Internet.

O
CIAGA   e  CIABA  vem envidando todos os esforços no sentido de promover a melhor formação possível para as tripulações de todos os tipos de navios e embarcações que operam na Marinha Mercante Brasileira. 
 

Nosso objetivo final é preparar aquaviários de melhor qualidade e em maior número para embarque nos navios e embarcações da Marinha Mercante Brasileira, contribuindo ainda mais para o fortalecimento desse importante segmento do Poder Marítimo.

 

Fonte:

https://www.mar.mil.br/ciaga/cursos/inicio.htm

https://www.dpc.mar.mil.br/sites/default/files/sepm/aquaviarios/prepom/aquaviarios2017.pdf

 

                     PREPOM  PARA  AQUAVIÁRIOS  2017