MARINHA DO BRASIL

PROCESSO SELETIVO PARA O

SERVIÇO MILITAR VOLUNTÁRIO-SMV

OFICIAIS TEMPORÁRIOS 2018/2019

INSCRIÇÕES ATÉ 31 de outubro de 2018.

 

  • O Processo Seletivo é constituído de uma Prova Objetiva de Língua Portuguesa e Formação Militar-Naval, Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Prova de Títulos e Verificação Documental.
  • Maiores informações poderão ser obtidas consultando o Aviso de Convocação dos DISTRITOS NAVAIS.
  • Destacamos que o Processo Seletivo, para a Prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV), como Oficiais temporários da Marinha do Brasil, será constituído, dentre as etapas, por prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 3 (três) horas, conforme previsto nos Avisos de Convocação.

 

 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

  • O processo seletivo para as vagas previstas será regido pelo presente Aviso de Convocação, executado pelo Com1ºDN, destinando-se ao preenchimento das necessidades temporárias de Oficiais em Organizações Militares (OM) da Marinha, para a aplicação de seus conhecimentos técnico-profissionais. 
  • MILITARES TEMPORÁRIOS SÃO OS INTEGRANTES DA RESERVA DE 2ª CLASSE DA MARINHA INCORPORADOS PARA PRESTAR SERVIÇO MILITAR (SM), EM CARÁTER TRANSITÓRIO E REGIONAL. A NATUREZA DO VÍNCULO COM A FORÇA É, NESSE SENTIDO, PRECÁRIA E TRANSITÓRIA, COM DURAÇÃO MÁXIMA DE ATÉ 8 (OITO) ANOS, NÃO GERANDO QUALQUER EXPECTATIVA QUANTO À PERMANÊNCIA E À ESTABILIDADE, AS QUAIS SOMENTE SE ADMITEM AOS MILITARES DE CARREIRA, DE ACORDO COM OS REQUISITOS PREVISTOS EM LEI. 
  • Os voluntários aprovados e classificados dentro do número de vagas serão convocados para cumprir um período inicial no SMV, o qual terá duração total de doze meses, e será prestado na forma de Estágio. Os voluntários às áreas de Saúde cumprirão Estágio de Adaptação e Serviço (EAS). Esse estágio será dividido em duas fases: 
  • a) a primeira, destinada à Instrução Militar-Naval, terá duração de 27 dias letivos, sendo realizada em Órgão de Formação da Reserva (OFR) ou Centro de Instrução, ocasião em que os incorporados receberão Instrução Militar-Naval e serão avaliados mediante aplicação de testes estabelecidos em currículo disciplinar, referentes à formação Militar-Naval do EAS; e
  • b) a segunda, destinada à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais e daqueles adquiridos na 1ª fase do estágio, será realizada na OM para a qual o incorporado será designado a servir, com o propósito de habilitá-lo ao desempenho de serviços e práticas militares navais, conforme necessidade da Administração Naval.

São condições necessárias à inscrição:

São condições necessárias à inscrição:

a) ser voluntário;

b) ser brasileiro nato, nos termos do art. 12, inciso I e seu § 3º, inciso VI, da CRFB/1988;

c) ter mais de 18 (dezoito) anos.

d) possuir bons antecedentes de conduta, a ser apurado por meio de averiguação da vida pregressa do voluntário(a), na Verificação de Dados Biográficos (VDB).

No caso de voluntário militar ou membro da Polícia ou do Corpo de Bombeiros, em atividade, apresentar, na data prevista para a realização da etapa de Verificação de Documentos (VD), no Cronograma de Eventos, Apêndice I deste Aviso, atestado de bons antecedentes de conduta, emitido pela autoridade a qual estiver subordinado, conforme Apêndice II deste Aviso ou modelo constante na página oficial do Com1ºDN na Internet;

e) ter concluído o curso superior (Bacharelado/Licenciatura) relativo à profissão a que concorre; mediante apresentação do diploma de graduação na habilitação ou de licenciatura, com validade nacional, ou declaração de conclusão do curso de graduação contendo a data de colação de grau, acompanhada de histórico escolar; e estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, quando existir, até a data de entrega dos documentos comprobatórios para a prova de títulos, conforme Apêndice I deste Aviso.

f) estar em dia com suas obrigações eleitorais;

g) estar em dia com suas obrigações militares, conforme determina a legislação do Serviço Militar;

h) não ser portador de Certificado de Isenção do Serviço Militar devido às suas condições morais, físicas ou mentais;

DEMAIS CONDIÇÕES (GERAIS)

CONSULTAR EDITAL DE CONVOCAÇÃO

DO DISTRITO NAVAL DE SUA REGIÃO 

E/OU DE SEU INTERESSE.

Verifique as vagas e áreas oferecidas no

Distrito Naval-DN de seu interesse e/ou região.

1º DN  AQUI      2º DN  AQUI      3º DN  AQUI      

4º DN  AQUI      5º DN  AQUI      6º DN  AQUI      

7º DN  AQUI      8º DN  AQUI      9º DN  AQUI