Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

EFOMM / 2019

EFOMM-Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante Brasileira altamente qualificados. Isso atesta o nível de capacitação profissional a que o Oficial brasileiro se lança no mercado.

 

Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas.

Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. O curso terá dois períodos e será desenvolvido em oito semestres, a saber:

 

  • Período Acadêmicocomposto de seis semestres letivos em regime de internato, com dedicação exclusiva do aluno e estruturado em um sistema serial anual, dividido em dois semestres; e
  • Período de Estágio: compreendendo dois semestres embarcado para o curso de Náutica e um semestre embarcado para o curso de Máquinas, cumprindo estágio supervisionado.

As atividades de ensino serão desenvolvidas nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)  e  Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e compreendem:

 

  • Atividades acadêmicas – desenvolvidas em salas de aula, laboratórios, a bordo de embarcações, plataformas, terminais marítimos, estaleiros e simuladores;
  • Atividades militares – desenvolvidas com vistas à formação militar-naval e compreendem disciplinas curriculares, embarques, formaturas, cerimônias e eventos cívico-militares, serviço diário, prática de liderança e atividades de rotina das Organizações Militares; e
  • Atividades extraclasse – destinam-se a complementar o curso e compreendem palestras, seminários, filmes, visitas, atividades sociais e esportivo-culturais, de interesse para a formação do aluno.

Após o término do 3º ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, denominado Programa de Estágio (PREST), a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução. Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares, por estarem realizando a Formação de Oficiais da Reserva da Marinha. Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva, de acordo com a legislação em vigor.

 

Como alunos civis, passam a ser regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e o Regimento Interno dos Centros de Instrução.

 

Ao terminar o curso, o aluno passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.

MARINHA DO BRASIL

DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS-DPC

PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO ÀS ESCOLAS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE

(PS EFOMM/2019)

A Diretoria de Portos e Costas (DPC), na qualidade de Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, torna público que, no período de 10 de maio a 08 de junho de 2018, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro - RJ, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém - PA, doravante denominado Processo Seletivo, o qual será regido pelo presente Edital.

EFOMM - Admissão

EDITAL SIMPLIFICADO

Page_00001.jpg
Page_00002.jpg

INSCRIÇÕES

> AQUI <

 

EDITAL COMPLETO

>AQUI<

 

INSCRIÇÃO ONLINE

>AQUI<

 

Fontes: 

https://www.marinha.mil.br/ciaga/node/433 

https://www.marinha.mil.br/ciaga/sites/www.marinha.mil.br.ciaga/files/Edital_Simplificado_EFOMM%202019_19ABR-4.pdf